.

Views

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Vacina Contra a Varíola - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Vacina Contra a Varíola - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos


A Varíola foi conhecido como um dos piores ameaças a humanidade já enfrentou. Em termos de hoje era tão mortal como o câncer ou doença cardíaca, matando mais de 10% da população com figuras sendo até 20% nas cidades maiores povoadas. Graças ao desenvolvimento da vacina no século 19 foi um dos primeiros doenças a ser varrido do planeta. Hoje, a erradicação da varíola é visto como uma das maiores conquistas da humanidade

Série

As Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos


Colquicina ou Colchicina - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

 Resveratrol - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Absinto - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Insulina - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Inibidores da Protease de HIV - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Arsênio - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Drogas Quimioterápicas - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Morfina - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Penicilina - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Vacina Contra a Varíola - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos

Série: Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos - Prozac

Série: Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos - Ácido Acetilsalicílico ou Aspirina - 1899

Série: Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos - Vacina Contra a Poliomielite
Éter - Substâncias Mais Importantes de Todos os Tempos



É causada por um Orthopoxvirus, um dos maiores vírus que infectam os seres humanos, com cerca de 300 nanômetros de diâmetro, o que é suficientemente grande para ser visto como um ponto ao microscópio óptico (o único outro vírus que causa doença também visível desta forma é o vírus do molusco contagioso). O vírus tem envelope (membrana lipídica própria). O seu genoma é dos mais complexos existentes. O vírus fabrica as suas proteínas e replica-se numa área localizada do citoplasma da célula hóspede, sendo um dos poucos vírus com essa capacidade de se localizar em corpos de inclusão de Guarnieri, ou fábricas. O seu genoma é de quase 100.000 pares de bases, um dos maiores genomas virais.

Seu genoma é de RNA fita simples de polaridade negativa. Ao contrário dos outros vírus, ele contém dentro de si suficiente quantidade das enzimas necessárias à produção de ácidos nucleicos, e ao seu ciclo de vida, e utiliza apenas a maquinaria de síntese proteica da célula. Daí que é dos poucos vírus de RNA citoplasmáticos. É considerada extinta desde 11 de setembro de 1978, ano em que ocorreu o último caso que vitimou uma médica num laboratório inglês por erro (Janet Parker); o último caso registado fora dos laboratórios foi registado em 1977, na Somália, tendo Ali Maow Maalin (um jovem de 23 anos, residente na cidade de Merca ) o último homem a contrair varíola fora dos laboratórios, mas se recuperou. Foi a primeira doença erradicada pelo homem, graças à intensa campanha de vacinação em todo o mundo, a sua erradicação foi anunciada em 1980 pela Organização Mundial da Saúde. 

Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário