sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Quantos copos d’água devemos beber?

A Água é essencial para a vida. É o que afirmam as supermodelos. Dizem que beber água ajuda a emagrecer. 

Os efeitos da água na dieta são complexos e as informações, confusas, como amplamente demonstrou uma série de artigos na revista New Scientist sobre mitos de saúde. Para começar, o ditado sempre citado de que devemos beber 8 copos d’água ou 2 litros por dia não tem base em evidência científica.

A escritora Caroline Williams especula que a regra “8x8” de água por dia, pode ter origem em uma recomendação de 1945 do National Research Council (Conselho Nacional de Pesquisa) dos EUA. Isto sugere que os adultos devem consumir um mililitro de água para cada caloria de alimento, somando cerca de 2,5 litros por dia para os homens e 2 litros para as mulheres, que é aproximadamente a mesma quantidade que oito x 8 copos de 1 onça líquida, ou seja, 8 x 240 ml.

Ela também chama a atenção para o fato de que obtemos uma boa parte da água necessária diariamente dos alimentos e, claro, de também outras bebidas.

Naturalmente, o consumo de água e o que comemos têm um efeito sobre o corpo por várias razões. Por exemplo, beber água em vez de bebidas açucaradas (até mesmo sucos de frutas) e álcool pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias e também nos manter hidratados quando nos excedemos.

Nutricionistas sugerem que beber água durante o dia pode ajudar a não beliscar, dando uma sensação de plenitude. Curiosamente, em um estudo sobre a termogênese induzida pela água, os pesquisadores descobriram que beber água fria causou um aumento do gasto energético em homens e mulheres, pois o corpo procurava aquecer a água à temperatura normal do corpo. Os efeitos do metabolismo elevado começaram aproximadamente 10 minutos depois da ingestão de água e atingiram o pico 20 a 30 minutos mais tarde. No entanto, antes de correr para pegar gelo no congelador, note que provavelmente este fenômeno teve um efeito mínimo no peso do corpo de uma pessoa normal.

Beber água e cortar o consumo de sal pode reduzir a retenção de água, uma causa comum de inchaço. A retenção de líquidos ocorre quando o corpo não consegue eliminar o excesso de água e pode causar inchaço nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdome. Há várias razões; as comuns são a síndrome pré-menstrual em mulheres, excesso de sal na dieta ou efeito colateral de medicamento.


Beber água em excesso pode ser prejudicial?


Sim, o consumo excessivo de água pode levar a uma condição conhecida como intoxicação por água e um problema relacionado resultante da diluição do sódio no organismo – hiponatremia. É mais observado em bebês com menos de seis meses, por exemplo, quando a fórmula é extremamente diluída e, às vezes, em atletas. O exercício vigoroso faz suar muito e perdemos água e eletrólitos. A intoxicação por água e hiponatremia ocorrem quando uma pessoa desidratada bebe muita água sem os eletrólitos que a acompanham.

Mas não se preocupe. Os rins de um adulto saudável podem processar 15 litros de água por dia! Adultos normais provavelmente nunca sofrerão de intoxicação por água desde que não consumam um grande volume de água de uma vez só.


#Agua #AcidoLatico #Acnes #Beneficios #Beleza #Coracao #Disposicao #DordeCabeca #Emagrece #Exercicios #Imunidade #Intestino #Memoria #Pele #Saude #Sono

Deixe seus comentários e Compartilhe!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com